INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Leia o texto com atenção:
“Você já reparou como quase todos os cientistas são assim distraídos? Mas isso se explica; é que os cientistas, especialmente aqueles que têm espírito criador, estão sempre fazendo uma destas duas coisas: ou observando certos fenômenos em que ninguém presta atenção, ou então meditando, tirando deduções, analisando mentalmente o que observaram, em busca de uma explicação científica para o problema que tentam resolver. Sendo assim, é natural que a pessoa fique meio “desligada” da realidade, não é mesmo? Quem está tentando achar, por exemplo, a fórmula que permita ao homem atingir os planetas mais longínquos em menor espaço de tempo, é claro que tem de ficar com a cabeça nas nuvens.
Um caso famoso de cientista distraído foi Albert Einstein. O célebre criador da teoria da relatividade esquecia-se frequentemente até de almoçar. Dizem que uma vez, Einstein caminhava pela universidade americana onde lecionava, quando deparou com dois dos seus alunos de Física. Ficaram batendo papo, até que o professor perguntou:
- Por favor, quando nós nos encontramos eu vinha de lá ou de cá?
Os alunos, meio espantados com a pergunta, informaram:
- Vinha de lá.
Ao que Albert Einstein respondeu:
- Ah! Eu vinha do lado do restaurante! Então quer dizer que já almocei. Muito obrigado. Até logo!
E lá se foi Einstein, de novo mergulhado nos seus teoremas de ‘fundir a cuca’...”
(Walt Disney, Biblioteca do escoteiro mirim, Ed. Nova Cultural, São Paulo, 1985, p. 44 e 45)
ATIVIDADE 1
1- O texto fala sobre Albert Einstein. Faça uma pesquisa e responda:
a- Quem foi Albert Einstein?
b- Qual a grande contribuição dele para a ciência?
c- Por que o texto diz que ele era distraído?
2- “...os cientistas, especialmente aqueles que têm espírito criador, estão sempre fazendo uma destas duas coisas...”
a- Resumidamente, quais são estas duas coisas que os cientistas costumam fazer?
b- Você acha que as explicações do texto justificam as distrações dos cientistas?
3- “... mergulhado nos seus teoremas de fundir a cuca’...” Explique o trecho destacado.
4- No diálogo entre o cientistas e alunos, há um trecho que indica a distração do cientista. Qual seria este trecho?
5- “Você já reparou como quase todos os cientistas são assim, distraídos?” O termo destacado apresenta o mesmo sentido em qual frase a seguir?
a- Ele reparou os erros que havia cometido.
b- Não reparou que na calçada havia um enorme buraco.
c- O pedreiro reparou o muro que foi construído pelas chuvas.
ATIVIDADE 2
Para resolver estes exercícios, você deve consultar a tabela de verbos.
Observe as frases tiradas do texto:
a- “Você já reparou como quase todos os cientistas são assim, distraídos?”
b- “Os alunos, meio espantados com a pergunta, informaram...”
c- “... é que os cientistas estão sempre fazendo uma destas duas coisas...”
1- Identifique a pessoa, número, tempo e modo de cada verbo destacado, como mostra o exemplo abaixo:
Ex.: “...Einstein caminhava pela universidade (...) quando deparou com dois de seus alunos de Física.
Pessoa: ele (Einstein)
Número: singular
Tempo: pretérito perfeito
Modo: indicativo
2- Relacione as colunas, identificando tempo e modo verbal :
a) Tem ( ) I) futuro do presente
b) Mudarei ( ) II) presente do indicativo
c) Casarmos ( ) III) futuro do subjuntivo
3- Conjugue os verbos no tempo que se pede:
a- Falar (futuro do presente do indicativo)
b- Cantar (pretérito mais-que-perfeito do indicativo)
c- Comer (futuro do subjuntivo)
d- Repartir ( mais-que-perfeito do indicativo)
e- Beber (futuro do pretérito do indicativo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário